João Morais, o homem que marcou o golo mais bonita da história do Sporting, deixou-nos na passada 3ªfeira dia 27 de Abril e já não pertence a este mundo!
Depois dos 5 violinos, o Sporting perde mais uma das suas referências históricas e fica mais pobre. Aliás, já tinha ficado mais pobre ao não dar a devida importância e apoio em vida a um dos seus. A um dos verdadeiramente notáveis da sua história. Porque notáveis são aqueles que dentro dos campos, dos ringues, dos pavilhões ou das pistas deixam o seu suor e o seu talento para engrandecimento do Clube. Esses são os verdadeiros notáveis, aqueles que em vida ou para lá dela deixam o seu nome gravado a letras de ouro na história do Sporting e no CANTO da nossa memória colectiva.
Estamos de luto, mas nesta hora fica o registo da eterna gratidão que o Sporting Clube de Portugal deve a João Morais. Sempre que cada um de nós entrar no Museu do Sporting e olhar para Taça da Taças lá exposta, vai ter forçosamente de reparar que ela tem vários nomes gravados em tinta invisível e aquele que salta mais à vista, escrito a dourado, é o de João Morais. Morais, ao lado de Peyroteo, Jesus Correia, Travassos, Albano, Vasques, Victor Damas e tantos outros deixou o mundo dos vivos, deixou a nossa companhia, mas não deixará nunca a nossa memória colectiva e a nossa alma de leões. Porque o coração verde não deixará nunca que o seu nome seja apagado. Se os dirigentes do Sporting não têm sabido valorizar e perceber o que cada um dos nomes acima significam para nós, saibamos nós impor o respeito que eles merecem. Se outros calam, cantemos nós, sportinguistas!
Mais que as palavras de circunstancia do costume, mais que o habitual RIP, mais que uma manifestação de pesar e tristeza, o que se impõe neste momento é um agradecimento profundo. Alguns povos têm a tradição de celebrar como uma festa o seu tributo aos que partem. Impõe-se neste momento o tributo, o agradecimento e a homenagem a João Morais. Mais que chorar, mais que minutos de silencio, impõe-se nesta altura um sentido e profundo aplauso a João Morais, porque através desse aplauso estamos a homenagear a nossa alma colectiva!
OBRIGADO, JOÃO MORAIS!
Texto de José Gomes in Ser Sporting
Sem comentários:
Enviar um comentário